ESPADA (Trichiurus lepturus)
Características: peixe de escamas com corpo alongado e fino, boca grande e pontuda com dentes caninos. Olhos grandes, nadadeira dorsal muito longa. Nadadeiras pélvicas e caudal ausentes. Nadadeira anal formada por uma série de espinhos bem separados. Linha lateral bem abaixo da região mediana do corpo. Coloração é uniforme, prateada com reflexos azulados. Podem atingir 2 m de comprimento e peso superior a 3 Kg.
Habitat: regiões costeiras, especialmente nas regiões próximas a canais e estuários, ao redor de ilhas dentro e fora de baías, em águas rasas e calmas com fundo de areia ou lama. É peixe de superfície.
Ocorrência: praticamente todo o litoral brasileiro.
Hábitos: costumam nadar em grandes cardumes. Caçam preferencialmente à noite, quando se aproximam de praias e costões com esse objetivo. Eles têm intensa atividade no cair da tarde e nas primeiras horas da noite. É um tanto "mal humorado", tentando sempre morder pescadores mal avisados.
Alimentação: moluscos, crustáceos e peixes.
Reprodução: na primavera e verão, os seus cardumes atingem maiores proporções, ocasião em que penetram em águas mais calmas para a reprodução.
Ameaças: poluição e destruição do habitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário