Material
Os materiais utilizados na fabricação da vara de pesca pode variar em muitos aspectos.- Fibra de vidro é durável, económica e adapta-se á maioria dos tipos de pesca.
- Grafite são mais fortes e mais sensiveis mas são mais caras em relação as anteriores.
- Carbono é levemente mais resistente mas mais caro ainda.
- Bambu necessita de mais cuidados e não tem a resistência dos materiais falados anteriormente. Este é ainda utilizado nas varas de mosca e de fabrico artesanal.
Ação da ponteira
As varas de ação rápida são caracterizadas por dobrarem só a ponteira, as de ação média dobram do meio para a frente e por fim as de ação lenta dobram ao longo de toda a vara.Tipos de Varas:
-ULTRALIGHT (UL) – Ultra Leve
Linha até 6 libras (2,3kg)
-LIGHT (L) – Leve
Linha de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg)
-MEDIUM (M) – Média
Linha de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg)
-MEDIUM-HEAVY (MH) – Média Pesada
Linha de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg)
-HEAVY (H) – Pesada
Linha de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg)
-MUSKY, EX-HEAVY – Super Pesada
Linha acima de 35 libras (15,9kg)
Varas para molinetes
Os passadores são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. Não possuem gatilho.
Varas para carretilhas
Os passadores são menores, pois a linha sai reta causando menos atrito. A maioria possui gatilho.
Varas de encaixe
Os elementos que as constituem encaixam uma nas outras, sendo o topo do
elemento encaixado no final do elemento anterior. Várias vantagens
surgem: pesca a várias distancias e a mais importante a de pescar com
uma quantidade de fio mais limitada que trará precisão e rapidez no
momento de ferragem dos peixes. Muito utilizada para pescadores em
competição. O comprimento de fio a utilizar é igual ao comprimento da
fundura da zona onde se esta a pescar
Varas telescópicas
Dividem-se numa escala de comprimentos (1,5m a 11 m). Um principiante
escolherá em fibra de vidro pela sua resistência dentro de comprimentos
pequenos enquanto que um pescador mais exigente prefere carbono por ser
mais rígido e mais leve.
COMPRIMENTO
É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.
PESOS DE ARREMESSO
As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).
CAPACIDADE DE PESO E RESISTENCIA DA LINHA
Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).
Classificações
As varas são classificadas quanto ao
comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e
resistência das linhas e ações. Normalmente essas ckassificações vem
impressas nas próprias varas.
É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.
PESOS DE ARREMESSO
As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).
CAPACIDADE DE PESO E RESISTENCIA DA LINHA
Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e a libragem em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).
-BLANK – É o corpo da
vara, responsável pelo poder da vara, ou seja, a quantidade de esforço
que a vara suporta. Também determina a ação da vara. Pode variara de
tamanho conforme o tipo de pescaria
-REEL SEAT – É o fixador da carretilha/molinete. Onde se prende a carretilha à vara.
-REAR GRIP – Chamado de “cabo”. Pode ser curto ou comprido dependendo da modalidade a ser usada.
-BUTT CAP – É a tampa
do cabo. Peça muito importante. Além de ser um item no acabamento da
vara. É o Butt Cap que evita o choque direto do Blank com o chão, o que
poderia causar trincas na vara. É ele também que veda o cabo e o Blank
para não acumular sujeiras como umidade, areia, limo, maresia, barro,
etc.
-TIP TOP – Ponteira da vara.
-GUIDES – Passadores ou Guias.
-HOOK KEEP – Prendedor de anzol/ iscas artificiais.
Passadores
As varas de maneira geral diferem entre si quanto ao tipo de pesca:
- Surf cast: Vara para pesca de praia, seu comprimento pode superar os 4,50m, tendo como referência principal sua capacidade de arremesso(lançamento) ou casting weight;
- Spinning- Varas específicas para utilização com carretos bobina fixa (molinetes) normalmente de pequeno porte (aproximadamente 2,10m-7 pés), largamente usadas na pesca embarcada;
- Baitcast- Vara construída para ser usada com carretos de bobina móvel (carretilhas) e aplicada para pesca de lançamento com amostras (iscas artificiais);
- Trolling Equipamento desenvolvido para pesca de corrico. São varas curtas com grande resistência, dependendo da categoria de pesca possui roldanas em vez de passadores;
- Fly- varas utilizadas para o arremesso de linha que é específica na pesca à mosca, as amostras (iscas, moscas, plumas) desta modalidade não possuem peso, a linha é que transporta a isca até o local desejado.
Cuidados e manutenção
- Após a pescaria, lave com água e sabão neutro e deixe-a secar à sombra para não manchar a pintura. Nunca use produtos corrosivos ou com ácidos para limpeza.
- Se após a limpeza o cabo estiver ressequido dificultando a utilização, utilize vaselina líquida até que fique macio.
- Os passadores e a ponteira devem ser lavados com uma pequena escova, água e sabão, para que a composição do fio e resina usados na fixação não sejam alterados.
- Se os passadores e a ponteira estiverem com início de oxidação(ferrugem), provocada pela maresia ou por longos períodos de inactividade, utilize uma esponja de aço fina.
- Se a pintura estiver fosca, use liquido de polir para realçar o brilho.
- Se o corpo tem a pintura original riscada ou gasta, utilize lixa de água para remoção da tinta; em seguida, pinte com tinta spray normalmente utilizada para pintura automóvel, protegendo os passadores e a ponteira com fita de protecção.
- Quando o cabo de cortiça estiver liso e ou escorregadio, use esponja de limpeza doméstica com água e sabão ou lixa de água.
- Armazene quando não utilizada suportes que a mantenham na posição vertical, para que o corpo não entorte.
- Quando viajar para longas distâncias utilize tubo para transporte.
- Quando transportar as canas em tubos, amarre os diversos elementos, evite que a oscilação do tubo oscile a vara.
Ótimas dicas. Gostei muito do blog
ResponderExcluirhttp://www.tucunarepesca.com.br/varas Essa loja é muito boa, tem equipamentos de pesca bem legais, recomendo!
Pai venha colocar a sua PAZ no coração de todos os seus filhos pôr a extensão do mundo e nos livra de todos os males que esteja sobretodos os cantos do mundo obrigada senhor Jesus Cristo Amém
ResponderExcluirMuito bom
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